Páginas


Pesquisar este blog

14.4.10

Segunda semana de aula

Dia 22 de fevereiro de 2010.

Cabeçalho

Frase da ajudante

" Que semana legal !"

Isabella Stringuetti Donizete

Atividades de Português

  1. Leitura feita pela professora

Texto poético: Que semana

Autor: GÓES, Laura

Que semana

Segunda-feira, planto bananeira.

Terça –feira, luto capoeira .

Quarta-feira , banho de cachoeira .

Quinta-feira , danço a tarde inteira.

Sexta-feira, vivo feiticeira.

Sábado, é dia de almoço com a Maria.

Domingo então, tomo aquele sorvetão.

Laura Góes

  1. Dobre, recorte o sulfite que recebeu até ter 8 partes.
  2. Agora copie um verso do poema em cada folhinha azul. Também numa das folhinhas escreva o título.
  3. Em seguida ilustre cada parte da poesia.
  4. Depois cole as folhinhas na ordem da poesia. Uma embaixo da outra.
  5. Agora leia com atenção a poesia novamente e responda as questões a seguir:
  1. Quem é o poeta autor deste texto?

R:

  1. Que tipo de texto é este? Quais são as características que identificam esse tipo de texto.

R:

  1. Numere os versos da poesia.
  2. Encontre as rimas no texto e pinte de amarelo.
  3. Copie aqui as palavras que você pintou de amarelo e escreva na frente uma palavra que rime com ela.
  4. Agora produza a sua poesia. Utilizando a idéia de Laura Góes.


     

    Dia 23 de fevereiro de 2010.

    Cabeçalho

    Frase do ajudante

    " A Terra tem vários países e cada um tem um horário diferente."

    João Paulo Novaes Souza

    Atividades de Matemática

  1. Leitura feita pela professora

    Texto: Até nas asas do tempo Sofia sonhava

    Autor: NASSER, Rita

    Revista Crescer Janeiro de 2008.

    1. Como surgiu o calendário?

         Se cada um tivesse a sua própria maneira de contar os dias, o mundo seria uma loucura! Por isso, é impossível imaginar a nossa vida sem o calendário. Mas, como será que ele surgiu?

            Um dos primeiros calendários de que se tem notícia é o romano (embora o homem já tivesse meios de se orientar no tempo antes disso). Diz a lenda que ele foi criado por Rómulo, primeiro rei de Roma.

            O calendário romano baseava-se no ciclo lunar(mudança da lua) e tinha 304 dias divididos em 10 meses -- seis com 30 dias e quatro com 31. Naquela época, a semana tinha oito dias e só passaria a ter sete dias anos depois.

            Como esse calendário não estava alinhado com as estações do ano, que duram cerca de 91 dias cada uma, Rômulo resolveu criar mais dois meses.

            Embora as estações estejam ligadas ao ciclo solar, o novo calendário romano continuou a seguir o ciclo lunar, mas passou a ter 354 dias.

        Durante o império de Júlio César, o calendário sofreu mais mudanças. O calendário passou a orientar-se pelo ciclo solar, com 365 dias e 6 horas. O chamado calendário juliano foi uma tentativa de entrar em sintonia com as estações.

        Foi criada uma rotina em que por três anos seguidos o calendário deveria ter 365 dias. No quarto ano, ele passaria a ter 366 dias, pois, após quatro anos, as 6 horas que sobravam do ciclo solar somavam 24 horas, isto é; mais um dia. Estava estabelecido o ano bissexto. Além dos meses alternados de 31 e 30 dias (exceto fevereiro, que tinha 29 dias ou 30 em anos bissextos), passou-se a considerar janeiro, o primeiro mês do ano.

E assim vamos contando o nosso tempo... 

  1. Lendo o texto e grifando as partes mais importantes.


     

Dia 24 de fevereiro de 2010.

Cabeçalho

Frase do ajudante

"Os gatos ficam no telhado, observando as estrelas no céu, dando nome as estrelas".

Junior Angeline Fragoso

Atividades de Matemática

  1. Leitura feita pela professora:

    Livro:Poesias dão nome ou nomes dão poesias ?

    Autor:NEVES, André

Editora:Ave-Maria

    Texto:Sob a luz do Luar

    2- Ilustre a história ouvida hoje da maneira que você compreendeu.

3-Confecção do calendário 2010.

Para Casa

Terminar de confeccionar o calendário


 

Dia 25 de fevereiro de 2010.

Cabeçalho

Frase do ajudante

" Um amigo imaginário é muito interessante"

Larissa Oliveira Rocha

Atividades de Português

1- Confeccionando as aberturas dos cadernos de recados e português para nota de artes do bimestre.

2- Colando a ficha informativa no caderno de recados que deverá ser preenchido em casa.

3- Copiando bilhete no caderno de recados.

4- Leitura feita pela professora:

Livro: Poesias dão nome ou nomes dão poesias?

    Autora: NEVES, André

Editora: Ave-Maria

    Texto poético: Imaginação

5- Copie o texto a seguir com bastante atenção e depois faça as atividades que se pede:

O ano tem doze meses

    No mês de janeiro, brinco o dia inteiro.

    Fevereiro é bem legal, é o mês do Carnaval.

    Em março vou para a escola, leio, escrevo, e jogo bola.

    Há muitos anos, num mês de abril, seu Cabral inventou o Brasil.

    Em maio começa o frio. Viu! Já sinto um arrepio.

    Junho é o mês de São João, não devemos soltar balão.

    Julho é o mês de viagem, só detesto a bagagem.

    Agosto é o mês da ventania, manhã escura e tarde fria.

    Em setembro festa geral: Brasil separado de Portugal.

    Outubro é o mês da criança, tempo de muita esperança.

    Em novembro eu estudo mais para ter férias em paz.

    Dezembro, com o Natal, não tem nada mais legal.


 

6- Leia o texto e pinte as informações de acordo com a legenda


 

O título do texto


 

        O nome da autora


 

        Os nomes dos meses do ano


 

        O que se comemora em dezembro


 

        Quando se comemora o Carnaval


 

        O nome de quem descobriu o Brasil


 

        Palavras com letra maiúscula


 

  1. Para Casa

    Escreva um texto contando o que você espera fazer em cada mês do ano de 2010.


 

    Dia 26 de fevereiro de 2010.

Cabeçalho

Frase do ajudante

" Na vida tem hora pra tudo"

Laryssa Greggio Zemlenoi

Atividades de Matemática

  1. Copiando o bilhete no caderno de recados.
  2. Leitura feita pela professora:

    Livro: De hora em hora...

    Autora; ROCHA, Ruth

    Editora: Quinteto

    3- Educação Física.

    4- Leitura do texto " Como surgiu o calendário".

    5- Compreendendo as informações do texto.

    1. Procurando no dicionário as palavras desconhecidas dos alunos.
  3. Respondendo as perguntas sobre o texto:
  4. Como seria se cada um contasse os dias a sua maneira?

    R:

    b)Quem criou o calendário? Onde ele morava?

    R:

    C )Como era calculado os dias e meses ? Escreva e ilustre.

    R:

    d)Quando o calendário sofreu mudanças? Quem fez essas mudanças?

    R:

    e) O Imperador se baseou em que para mudar o calendário? Ilustre

R:

Nenhum comentário:

Postar um comentário