Páginas


Pesquisar este blog

13.4.10

Primeira semana de aula

Dia 08 de fevereiro de 2010.

Apresentação da professora.

Lista de presença conferir.

Explicar como é a 3ª. série dizendo:

  • É uma série difícil;
  • Com conteúdo complexo e extenso, exigindo do aluno que estude com responsabilidade;
  • Lição de casa ( ter hábito de estudo diário);
  • Quando faltar se interar do assunto e copiar do colega o que não fez;
  • Olhar o caderno do filho, se não tiver o carimbo é porque não acabou a lição;
  • Tem atividade que deverá ser respondida ou resolvida em casa;
  • O carimbo não é de correção e sim visto;
  • A correção das lições é feita na lousa pela professora e o aluno deverá corrigir no seu caderno;

Trazer 3 cadernos a partir de amanhã com o material normal.

Dia 09 de fevereiro de 2010.

Conversa com os alunos se apresentando.

Explicar um pouco sobre as primeiras regras de convivência

Distribuir a folha de papel A40 e ensinar os alunos a dobrar para confeccionar o crachá.

Pude perceber que as crianças têm muita dificuldade para dobrar, posicionar, recortar papéis. Precisarei trabalhar mais isso!! OK

Explicar sobre o uso da caneta azul, vermelha e corretivo.

Cabeçalho completo por ser o primeiro do caderno.

Frase do ajudante:

" Bem vindos alunos da 3ª. série B. Que comecem bem o ano com muita atenção e prazer"

Camila Hanrin da Silva

Atividades de Português

  1. Apresentação da professora
  2. Combinando as primeiras regras de convivência.
  3. Confecção do crachá.
  4. Brincadeira dos animais.

Escreva no papel branco que recebeu o nome de um animal que se pareça com você. A professora recolhe os papéis mistura e cada um pega um papel. Lê e imita o animal. O restante da classe deverá descobrir que animal é. Além disso, o aluno que escreveu o nome daquele animal deverá dizer o porque se parece com ele. Depois disso cada aluno desenha o animal com que se parece recorte e cole com papel colorido e monte o painel lá fora.

  1. Leitura feita pela professora:

Livro: A magia das virtudes

Autor: QUEIROZ, Tânia Dias e RIBEIRO, Paula Adriana.

Editora: Redeel

Texto fábula: O lobo e o burro.

6-Produção de texto coletivo de texto instrucional das regras da brincadeira.

Dia 10 de fevereiro de 2010.


Cabeçalho completo por ser o primeiro do caderno.

Frase do ajudante

" Muito obrigado a todos por ter passado de ano. Que todos tenham uma ótima aula".

Felipe Eduardo Malavazzi

Atividades de Matemática

  1. Leitura feita pela professora:

Livro: Os animais do mundinho

Autor: BELLINGHAUSEN, Ingrid Biesemeyer

Editora: Difusão Cultural do Livro

  1. Contar a história da origem do Tangram e conversar sobre o assunto.
  2. Distribuir o Tangram para as crianças pintarem.

Tangram

    
A lenda conta que...

    Era uma vez um mensageiro que levava uma pedra de jade a um Imperador. No caminho , tropeçou e deixou cair a pedra, que se partiu em 7 pedaços. Sentado no chão, passou horas tentando juntar as peças na forma original: o quadrado. Ele descobriu inúmeras outras figuras juntando as 7 peças, até finalmente formar o quadrado inicial. Maravilhado com o quebra-cabeça, seguiu seu caminho e apresentou o jogo ao imperador, que lhe seguiu seu caminho e apresentou o jogo ao imperador, que lhe deu o nome de "Tábua das 7 Sabedoria".

  1. Confecção da abertura do caderno com Tangram.
  2. Agora observe as peças do seu Tangram individualmente e escreva:
  3. Os nomes das figuras geométricas que você conhece?
  4. Quantas peças são?
  5. Quantos lados tem cada figuras?
  6. Escreva o nome de dois objetos que representam cada figura
  7. Quais tem três lados e três pontas.
  8. Quais figuras tem 4 lados ?
  9. Quais tem 4 lados iguais?
  10. Descubra quem somos nós:
  • temos dois lados iguais e dois lados diferentes.
  • uma de nós é o formato de sua carteira e da lousa.


Para Casa

Recorte de jornais e revistas 3 figuras que tem 1 quadrado, 1 figura que tem um triângulo e 1 figura que tem retângulos.

Dia 11 de fevereiro de 2010.

Cabeçalho

Frase do dia

"Meus amiguinhos, mais um ano que vocês estão aqui. Se vocês não vencerem pelo talento que vençam pelo esforço"

Gabriela Caroline Francisco

Atividades de História

1- Leitura feita pela professora

Livro: Volta ao mundo em 52 histórias

Autor: Neil Philip

Editora: Companhia das Letrinhas

Texto: A flauta mágica.

2- Escrevendo o contrato didático falado pelos alunos.

Contrato Didático

Nós, alunos da 3ª. série B da Escola Municipal José de Anchieta, localizada na cidade de Sumaré, combinamos que iremos obedecer as seguintes regras:

  1. Obedecer a Professora;
  1. Terminar todas as atividades;
  2. Não ficar atrasado nas lições;
  3. Cuidar da escola e mantê-la limpa;
    1. Não brigar;
  4. Respeitar as pessoas que trabalham na escola;
  5. Não conversar durante a aula;
  6. Procurar não faltar às aulas;
    1. Respeitar os colegas;
  7. Não desperdiçar a comida da escola;
  8. Não desperdiçar material escolar;
  9. Não pegar as coisas do colega sem pedir;
    1. Não correr na escola;
  10. Comer no lugar certo e na hora certa;


 

Diante destas regras, prometo cumpri-las durante o ano letivo de 2010. Caso contrário terá as seguintes consequências:

  1. Não faremos algumas atividades que nós mais gostamos;
  2. Deverá ficar sem estas atividades, o aluno que não cumprir as regras;
  3. Caso o não cumprimento das regras seja grave, serão descontados pontos de participação na nota;


 

Estou ciente de tudo, concordo e assino:

Diante desta atividade totalmente elaborada pelo aluno onde eu fui a escriba, pude perceber o reforço da palavra NÃO para as crianças, bem como a necessidade severa da punição a partir de certas atitudes. Essas regras serão revistas no início do 2º. Bimestre onde os alunos poderão discutir e verificar o que deu certo e o que não deu. Para assim elaborarmos novas regras e adequar as outras as necessidades da sala.

Dia 12 de fevereiro de 2010.

Entrega de material escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário